Inauguração da nova biblioteca de Viana do Castelo marca arranque dos 750 anos de Foral

A nova Biblioteca Municipal e o Coliseu de Viana do Castelo, num investimento total de 14,7 milhões de euros, serão inaugurados a 20 de Janeiro de 2008 e 18 de Junho de 2009, respectivamente, foi hoje anunciado.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo refere que aquelas inaugurações marcarão o início e o fim das comemorações dos 750 anos da atribuição do Foral ao município.

A nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, desenhada por Álvaro Siza Vieira, custou cerca de quatro milhões de euros, valor a que se junta o custo do mobiliário, riscado pelo mesmo arquitecto, e estimado em 550 mil euros.

No piso superior ficam as três salas principais, designadamente a Sala Luís de Camões, voltada ao rio, que está apetrechada com uma mesa oval em bétula com 32,5 metros de perímetro executada pelo marceneiro José Simões, sob o projecto de Siza Vieira.

As outras duas salas foram baptizadas com os nomes de José Saramago e de Fernando Pessoa.

Iniciada em Janeiro de 2004 e concluída exteriormente em finais de 2006, a biblioteca tem uma área total de 3.130 metros quadrados divididos por dois pisos.

No piso inferior ficarão instalados serviços técnicos, gabinetes de trabalho e de consulta de especialidade, áreas de depósito e de atendimento.

O edifício foi construído em betão branco, que recobre uma complexa estrutura em ferro, sendo a base em granito.

Quanto ao Coliseu, trata-se de um pavilhão multiusos desenhado por Souto Moura, orçado em 10,2 milhões de euros e com capacidade para 4000 pessoas.

Vai ser construído a 7,5 metros da margem do Lima, ficando o recinto para a prática desportiva a 3,44 metros abaixo do nível do solo.

Com uma área de implantação de 3792 metros quadrados, 70,1 metros de comprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros acima do nível do solo, o Coliseu de Viana do Castelo contará com um espaço de jogo de 44 por 26 metros, com 1500 lugares para a assistência, sendo 1100 sentados em cadeiras e bancadas.

Em cima, será edificado um edifício polivalente, especialmente vocacionado para a realização de grandes exposições, circo, congressos e espectáculos musicais, com projecto específico de acústica e com 2100 lugares sentados.

"Em eventos com assistência em pé, o número de espectadores poderá duplicar, o que responde a uma carência de Viana do Castelo para promover grandes espectáculos em recinto coberto", explicou o presidente da Câmara.

Para congressos e espectáculos, o Coliseu terá um palco com 15 por cinco metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.

PUB