Inauguração de busto assinala nascimento de Salgueiro Maia

A Câmara de Castelo de Vide assinala hoje o nascimento do capitão de Abril Salgueiro Maia com a inauguração de um busto, da autoria do escultor Santos Lopes, no Parque 25 de Abril da vila onde nasceu.

Agência LUSA /

A homenagem está marcada para as 19:00 e, segundo a autarquia, integra também um momento de poesia, a actuação da Banda União Artística de Castelo de Vide e um espectáculo de fados.

Salgueiro Maia, militar de méritos reconhecidos, é apontando como tendo sido "o melhor de entre os melhores dos corajosos e generosos Militares de Abril".

Nascido em 1944 em Castelo de Vide, distrito de Portalegre, fez os seus estudos secundários no Colégio Nun`Álvares, em Tomar, e no Liceu Nacional de Leiria.

Em 1964, Salgueiro Maia entrou para a Academia e, dois anos depois, ingressou na Escola Prática de Cavalaria de Santarém.

Tendo combatido na Guiné e em Moçambique, já com a patente de capitão, Salgueiro Maia foi um dos elementos activos do Movimento das Forças Armadas (MFA).

No dia 25 de Abril de 1974 comandou a coluna militar que saiu da Escola Prática de Cavalaria de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço.

Horas mais tarde, comandava o cerco ao Quartel do Carmo, que terminou com a rendição do então primeiro-ministro, Marcelo Caetano.

Salgueiro Maia foi membro activo da Assembleia do MFA, durante os governos provisórios, mas não aceitou qualquer cargo político no pós 25 de Abril.

Faleceu em Santarém, a 03 de Abril de 1992, vítima de cancro.

PUB