Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Incêndio em Carnide obriga a evacuar edifícios

por RTP
O alerta foi dado ao início da tarde desta quinta-feira João Caldeirinha - RTP

Um incêndio em Carnide, Lisboa, obrigou esta quinta-feira a evacuar uma dezena de habitações e uma creche, sem notícia de feridos. O alerta para as chamas na Azinhaga das Freiras foi dado cerca das 14h30.

Segundo a Proteção Civil, para o local foi destacada uma centena de operacionais, apoiados por várias viaturas. Também a PSP e a Polícia Municipal de Lisboa enviaram meios para o local do incêndio.

Perto de duas dezenas de moradores foram retirados das suas casas. As autoridades moveram ainda automóveis ali estacionados. Pouco depois das 16h00, as chamas estavam dadas como controladas.

Soraia Ramos - RTP

O presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, e o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Castro, deslocaram-se ao teatro de operações.

Na fase final da resposta ao incêndio, já com as chamas circunscritas, o vereador deu conta das medidas tomadas pelos bombeiros e pelas forças de segurança.

“A população, para nós, era uma prioridade, a vida das pessoas era uma prioridade. As pessoas foram retiradas das suas casas. Havia aqui um equipamento escolar, também foi necessário retirar as crianças”, afirmou o edil.

“Tivemos uma dificuldade adicional que foi o vento. O facto de estar numa zona seca também contribuiu para que o fogo alastrasse, mas rapidamente, fruto da chegada de vários meios ao local, tivemos uma capacidade, em pouco mais de uma hora, controlar o incêndio”, acrescentou o vereador da Proteção Civil.

Questionado sobre informações a referir sucessivos alertas para a necessidade de limpeza daqueles terrenos, Carlos Castro reiterou que “a primeira prioridade é salvaguardar as pessoas”.

Uma das pessoas retiradas das habitações foi transportada, por precaução, para uma unidade hospitalar da cidade.
Tópicos
pub