Incêndio em refinaria de açúcar declarado extinto às 17:30
O incêndio que deflagrou hoje nos armazéns de matéria-prima da Alcântara Refinarias de Açúcares, em Lisboa, foi declarado extinto pelas 17:30, disse à Agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro.
Vinte e quatro corporações de bombeiros, 158 homens e 57 viaturas do distrito de Lisboa foram mobilizadas no combate ao incêndio, que começou quando estavam cerca de 200 trabalhadores no complexo, mas não chegou a entrar na fábrica devido a um sistema de barreiras de água.
O administrador-delegado da empresa, Manuel Espinho, disse que o sistema de segurança evitou que os prejuízos fossem maiores, mas a zona do armazém vai precisar de um telhado novo.
Contudo, o responsável adiantou que ainda não é possível calcular os prejuízos, acrescentando que se toda a matéria-prima assim como os equipamentos tivessem ardido rondariam entre os 12 e os 15 milhões de euros.
Os sistemas de segurança funcionaram, por isso os prejuízos serão menores.
A Alcântara Refinarias Açúcares é a maior refinaria de açúcar do país, produzindo aproximadamente 800 toneladas de açúcar por dia, e emprega 215 trabalhadores.