Incêndio lavra na serra de Sintra

por Mário Aleixo - RTP
O fogo deixou as populações alerta durante toda a noite Sintra Notícias

O incêndio que deflagrou no sábado à noite, cerca das 23h00, na serra de Sintra, arredores de Lisboa, provocou ferimentos ligeiros em dois bombeiros, acfetou uma casa de habitação e obrigou à retirada de 47 pessoas de casa, segundo informação dos serviços da Protecção Civil.

O incêndio teve início às 22h50 de sábado na serra de Sintra, Lisboa, e estava a ser combatido por 707 operacionais e 207 meios terrestres às 6h15, quando se aguarda o nascer do Sol para atuarem os meios aéreos pesados.

Dois bombeiros com ferimentos ligeiros no combate às chamas, na Malveira da Serra, concelho de Cascais. É lá que está um dos focos mais graves deste incêndio que já destruiu uma habitação na aldeia da Biscaia, e provocou outros danos como contou o comandante André Fernandes.



Quarenta e sete pessoas foram retiradas por precaução das suas casas e levadas para o pavilhão do Dramático de Cascais e também para o Centro Recreativo da Malveira. No terreno o jornalista da Antena 1, Luís Soares, contava o que via em plena madrugada.



O vento forte, com rajadas que chegam aos 100 km por hora está a provocar reacendimentos e a dificultar o combate às chamas.

O incêndio já obrigou à evacuação de três aldeias, por precaução, Biscaia, Almoínhas e Figueira do Guincho e do parque de campismo da Areia, no concelho de Cascais.

Rajadas de vento de 100 km por hora dificultam o combate às chamas.

De acordo com a informação disponível na página da Proteção Civil as autoridades apelam às populações para que permaneçam nas suas casas e que evitem deslocar-se aos locais atingidos pelas chamas.

A estrada nacional 247 está interdita ao trânsito entre o Guincho e o Cabo da Roca.
pub