Incêndio na Serra da Estrela já destruiu 10% do Parque Natural

por RTP
Lusa

O incêndio entra esta quinta-feira no sexto dia. Ontem, o fogo chegou aos concelhos da Guarda e de Gouveia e obrigou a evacuar uma praia fluvial. Mais de mil operacionais continuam no terreno.

De acordo com a informação que consta do site da Proteção Civil, estavam no terreno 1535 operacionais, apoiados por 473 veículos e oito meios aéros, perto das 9h00.

A noite proporcionou a oportunidade de avançar na consolidação do combate às chamas, com o vento a diminuir a intensidade e a mudar de rumo.

Há, no entanto, ainda frentes ativas no incêndio, mas Miguel Cruz, segundo comandante nacional, admite que ainda há muito trabalho a ser feito.
Cerca de 10.000 hectares arderam até hoje na Serra da Estrela, onde desde sábado lavra o incêndio que começou na Covilhã, segundo o sistema de vigilância europeu Copernicus.

De acordo com a informação disponível no Copernicus, até quarta-feira tinham ardido 9.532 hectares na região da Serra da Estrela.

O combate ainda não terminou e no terreno, os meios tentam debelar as frentes ainda ativas.

O fogo consumiu já uma vasta área de Parque Natural e obrigou a evacuar uma praia esta quarta-feira.
Segundo a informação provisória recolhida até hoje e disponível no `site` do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), já arderam este ano 74.304 hectares em espaços rurais, sendo que metade são povoamentos florestais, 41% representa área ardida de mato e 9% área agrícola.

No total, segundo a mesma fonte, este ano já foram registadas 8.184 ocorrências.

No início da semana, o último relatório do ICNF, que não incluía o incêndio que deflagrou no sábado na Covilhã, indicava um total de 58.354 hectares de área ardida até 31 de julho.

c/Lusa
pub