Incêndio no Parque Nacional próximo da Mata Albergaria mas "evolui favoravelmente"

Terras de Bouro, Braga, 22 Mar (Lusa) - O incêndio florestal que lavra em Terras de Bouro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, "evolui favoravelmente" e ainda não atingiu a Mata da Albergaria, que tem o estatuto de reserva europeia da biodiversidade, disse hoje à Lusa fonte do município.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O presidente da Câmara de Terras de Bouro, António Afonso, adiantou que o fogo lavra numa zona próxima da fronteira entre Portugal e Espanha, algumas centenas de metros acima da Mata de Albergaria, um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), constituído predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas.

A Mata guarda também um troço da antiga Via Romana, a Geira - que ligava Braga a Astorga, em Espanha - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários romanos.

A zona florestal - atravessada pelo rio Homem e situada junto à barragem de Vilarinho das Furnas na serra do Gerês - foi classificada pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu.

Segundo a Protecção Civil, no local, a combater as chamas, estão equipas dos Bombeiros, da GNR, de Sapadores Florestais, e do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Os bombeiros estão a ser apoiados por um helicóptero bombardeiro pesado KAMOV.

Na zona, estão, ainda, uma Equipa do Grupo de Análise e Uso do Fogo (GAUF), um veículo de Comando e Comunicações (VCOC), e dez bombeiros espanhóis.

No Posto de Comando encontram-se o adjunto do Governador Civil de Braga, o Comandante Operacional Distrital, o vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Terras de Bouro, o director do Parque Nacional, o chefe de Gabinete do Governo Civil de Braga e o Alcaide de Lobios, o município vizinho do lado espanhol.

LM.

Tópicos
PUB