País
Incêndios em Pedrógão Grande e Góis ainda por dominar
O concelho de Góis está a ser afetado por um incêndio de grandes proporções que já obrigou à evacuação de várias aldeias. Em Pedrógão Grande, as chamas continuam a dar trabalho a quem está no terreno com várias reativações a terem lugar durante a manhã. O balanço do número de feridos aumentou para 160.
O comandante Vítor Vaz Pinto revelou por voltas 13h00 a situação dos incêndios que lavram nas zonas de Pedrógão Grande e Góis. A lavrar desde sábado à tarde, as chamas em Pedrógão ainda não foram dominadas com várias reativações a terem lugar durante a manhã.
"Os trabalhos desta vez não tiveram o sucesso que tiveram durante a noite. Ponto sensível ainda não está extinto e por conseguinte não podemos dar o incêndio por dominado".
"Os trabalhos desta vez não tiveram o sucesso que tiveram durante a noite. Ponto sensível ainda não está extinto e por conseguinte não podemos dar o incêndio por dominado".
A situação mais grave ao início da tarde acontece em Góis, com inúmeras aldeias a serem evacuadas e com as chamas, de grande proporção, perto de chegarem a habitações.
Na última madrugada, o incêndio foi dado como praticamente dominado mas as situações climatéricas adversas, tal como o vento, mudaram o curso das chamas rementendo-as para junto das populações do concelho de Góis.
As temperaturas continuaram elevadas esta manhã e aliadas ao vento já fizeram com que várias aldeias tivessem sido evacuadas por causa da força das chamas. Um lar de idosos foi evacuado.
A autarca de Góis confirmou que foram quatro as aldeias de onde as autoridades retiraram os seus habitantes. São as aldeias de Velha, Candosa e de Carvalhal do Sapo e Cabreira. A presidente da Câmara Municipal de Góis lamentou ainda que algumas pessoas não tenham saído das suas habitações.
Para além de novas informações sobre os incêndios que continuam ativos, o comandante da Proteção Civil revelou que o número de feridos aumentou de 157 para 160. O número de vítimas mortais continua a ser de 64.
Dos 160 feridos registados, sete encontram-se em estado grave.