Indíces de pluviosidade "muito elevados"
A chuva que caiu hoje no Continente atingiu "va lores muito elevados", segundo a Meteorologia, mas não há registo de danos pesso ais, apesar de inundações, desabamentos de terra e queda de árvores, de acordo c om a Protecção Civil.
Uma fonte do Instituto de Meteorologia (IM) disse à agência Lusa que os índices de pluviosidade, entre a 01:00 e as 19:00 de hoje, chegaram aos 76 milí metros (mm) na Guarda, 72 mm em Cabeceiras de Basto e 60 mm em Castelo Branco.
Registaram-se 58 mm em Montalegre, 50 mm em Miranda do Douro, 50 mm em Mogadouro, 56 mm em Sabugal, 49 mm em Proença-a-Nova, 57 mm em Arouca, 50 mm em Aveiro, 45 mm em Viseu, 46 mm em Lisboa, 29 mm em Setúbal, 46 mm Benavila, conce lho de Aviz, e 23 em Évora.
"São tudo valores muito elevados de pluviosidade", realçou a fonte do I M.
Devido à chuva forte que caiu hoje à tarde em Portugal continental, "há registo de inundações e desabamentos de terra em várias zonas do país, mas nada que possa ser considerado grave", disse à Lusa uma fonte do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
Os Sapadores Bombeiros de Lisboa foram chamados a intervir em "muitas s ituações" derivadas da chuva intensa, mas garantem que "não há danos pessoais".
O Hipermercado Feira Nova, na Venda Nova, concelho da Amadora, fechou h oje ao princípio da tarde devido ao mau tempo.
"Caiu alguma chuva no nosso armazém e, então, foi decidido encerrar ao público o hipermercado", disse à Lusa um responsável do espaço comercial.
O desvio do IC 19 (Lisboa/Sintra) para o Palácio de Queluz também estev e fechado devido à chuva, tendo sido chamados a intervir a corporação de Bombeir os local.
O mau tempo provocou quedas de árvores e pequenas inundações nos distri tos da região Centro, embora sem causar danos ou problemas de maior, apurou a Lu sa numa ronda pelos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) do SNBPC.
No distrito de Aveiro, foram registadas inundações domésticas e quedas de árvores nos municípios de Vagos, Oliveira do Bairro, Águeda, Albergaria e na própria cidade, assim como vários acidentes na A25, sem provocar feridos.
Em Barcelos, pelo menos 12 freguesias do concelho foram atingidas pelo mau tempo, que provocou "elevados prejuízos materiais", sem, contudo, provocar f eridos, disse à Lusa fonte dos Bombeiros locais.
A chuva e o vento forte que se têm feito sentir hoje no Alentejo provoc aram pequenas inundações e quedas de árvores nos distritos de Portalegre e Évora , disse à Lusa fonte dos Bombeiros.
Por outro lado, o Comando Naval informou que, devido ao mau tempo, está encerrada a barra de São Martinho do Porto e condicionadas as barras de Aveiro e Figueira da Foz.
A barra de Aveiro está encerrada a embarcações de comprimento inferior a 15 metros e a da Figueira da Foz está fechada a embarcações de comprimento inf erior a 11 metros.