Infarmed manda retirar 29 lotes de medicamentos com azitromicina e roxitromicina
Lisboa, 07 Mar (Lusa) - O Infarmed ordenou hoje a retirada do mercado português de 29 lotes de medicamentos com as substâncias activas azitromicina e roxitromicina produzidas por um laboratório indiano que não cumpria "boas práticas" de fabrico.
Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) acrescenta que foi suspensa a comercialização de nove medicamentos, antibióticos, num total de 29 lotes, garantindo que as referidas substâncias activas têm alternativas no mercado.
"A decisão do Infarmed segue-se a igual procedimento da Agência Inglesa do Medicamento que, no seguimento de uma inspecção ao referido laboratório indiano, onde verificou o não cumprimento das boas práticas de fabrico relativas à produção de substâncias activas, procedeu à suspensão da importação para o mercado inglês de todos os medicamentos com substâncias activas com essa proveniência", afirma o Infarmed.
As firmas titulares de autorização de introdução dos nove medicamentos no mercado português vão agora proceder à recolha dos lotes em causa, cuja lista pode ser consultada no site do Infarmed (www.infarmed.pt).