Infecção com bactéria hospitalar contamina três doentes em Leiria

Dois homens e uma mulher estão internados no hospital de Leiria com uma infecção respiratória provocada por uma bactéria hospitalar, disse hoje fonte da instituição.

Agência LUSA /
Hospital de Leiria DR

Em declarações à Agência Lusa, Rui Pinheiro, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo André, explicou que os três doentes deverão ter contraído a bactéria no meio hospitalar, mas encontram-se isolados dos restantes para prevenir novas contaminações.

"Os doentes estão isolados e estamos a acompanhar estas situações com atenção", explicou Rui Pinheiro, acrescentando que estes três casos clínicos já foram comunicados à Comissão de Controlo de Infecção Hospitalar.

As infecções com a bactéria foram detectadas há cerca de uma semana e vários problemas imunológicos dos pacientes terão contribuído para a contaminação.

Os dois idosos, de 81 e 89 anos, estavam internados com vários problemas de saúde e encontravam-se debilitados, bem como a mulher de 56 anos, que havia sido internada depois de um acidente vascular cerebral (AVC).

"São doentes imunologicamente deprimidos", notou Rui Pinheiro, escusando-se a emitir qualquer prognóstico de evolução do estado clínico dos pacientes, já que existem várias patologias associadas que podem contribuir para mais problemas, nalguns casos até independentes da bactéria.

Segundo Rui Pinheiro, as análises indicam que já foi detectada uma variante da acinetobacter nos três utentes, semelhante à que terá causado a morte de cinco idosos em Fevereiro deste ano no hospital de Pombal.

Na altura foram contaminados 12 idosos, situação que levou mesmo ao encerramento do Serviço de Medicina daquela instituição.


PUB