Infecção hospitalar controlada

A situação dos cinco idosos afectados por uma infecção hospitalar no Hospital dos Covões, em Coimbra, "já está controlada", mas dois dos pacientes perderam um olho, disse a directora clínica à agência Lusa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Num balanço da situação verificada em meados de Setembro, envolvendo cinco idosos operados a cataratas dia 15, Deolinda Portelinha disse que dois homens foram sujeitos a extracção de um olho.

Todos, no entanto, já têm as infecções controladas, devendo "parte deles" ter alta ainda esta semana, acrescentou.

Uma mulher vai eventualmente ser sujeita, quinta-feira, a uma intervenção cirúrgica a um olho para limpeza dos tecidos destruídos pela infecção, para que possa "recuperar mais a visão".

Outra idosa "não está com boa evolução e termos de visão, mas não quer ser reoperada", afirmou Deolinda Portelinha, indicando que a terceira mulher, do grupo de cinco doentes contaminados, está a evoluir "muito favoravelmente".

O Hospital dos Covões aguarda ainda a entrega dos resultados de exames realizados pelo Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, para "confirmação da estirpe da bactéria" que terá infectado aqueles idosos.

Deolinda Portelinha prevê que esses dados estejam disponíveis na próxima semana, cabendo então a uma comissão de inquérito criada pelo Hospital dos Covões entregar um relatório ao conselho de administração do Centro Hospitalar de Coimbra, que integra também o Hospital Pediátrico e a Maternidade Bissaya Barreto.

O relatório, que fixará eventuais "medidas correctivas" para evitar problemas idênticos no futuro, será igualmente analisado pela directora clínica do hospital.

PUB