Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Infetado detido em Ovar pela polícia por furar confinamento obrigatório

por Lusa

Um homem foi detido em Ovar por andar a circular na via pública apesar do confinamento obrigatório a que é sujeito por estar infetado com o vírus da covid-19, revelou hoje o comando distrital de Aveiro da PSP.

Segundo essa autoridade policial, o crime de desobediência verificou-se já na sexta-feira, quando o homem, de 46 anos e de Válega, foi intercetado a conduzir.

"Após consulta da lista de pessoas sujeitas àquela medida [de confinamento obrigatório], foi confirmado que o indivíduo havia realizado teste no dia 25 de março e acusado positivo", diz a PSP.

O homem estava, por isso mesmo, obrigado por lei a isolamento domiciliário "para evitar a propagação de doença contagiosa", pelo que foi escoltado até casa pelos agentes e alvo de uma comunicação ao Ministério Público sobre a ocorrência.

Com 148 quilómetros quadrados de área e cerca de 55.400 habitantes, o município de Ovar encontra-se desde 17 de março em estado de calamidade pública devido ao surto de covid-19 e está desde o dia 18 sujeito a cerco sanitário com controlo de fronteiras, o que determinou o encerramento de toda a atividade empresarial local que não envolva bens de primeira necessidade.

No domingo à noite, a autarquia indicava mais de 200 infetados, cinco recuperados e oito óbitos, entre os quais o de um jovem de 14 anos que nesse dia morrera no Hospital de Santa Maria da Feira, em princípio devido a complicações associadas a um quadro clínico de comorbilidades ainda a ser investigado pela Direção-Geral de Saúde.

O novo coronavírus responsável pela atual pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 697.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 33.200 morreram. Ainda nesse universo de doentes, pelo menos 137.900 recuperaram.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

pub