Influência do esoterismo na obra de Pessoa abordada em livro

As incursões de Fernando Pessoa no esoterismo, onde o escritor procurava verdades sobre o mundo e sobre si próprio, foram reunidas num livro de José Manuel Anes, que vai ser lançado terça-feira em Lisboa.

Agência LUSA /

Em "Fernando Pessoa e os mundos Esotéricos", o autor, docente de Antropologia da Religião na Universidade Nova, criou uma espécie de guia para levar o leitor a percorrer os caminhos trilhados pelo escritor neste domínio.

"Pessoa queria descobrir caminhos inexplorados, e procurou-os no esoterismo. Era um curioso intelectual, mas também vivia tudo isto espiritualmente. Aliás, ele consumia-se nisto", descreve José Manuel Anes em declarações à Agência Lusa.

De acordo com o especialista, é a primeira vez que se faz um balanço total do esoterismo na obra de Pessoa, abarcando temas como a magia, a maçonaria e a alquimia, embora outros autores portugueses já se tenham debruçado sobre esta faceta do escritor de "Mensagem".

Jorge de Sena, nos anos 60 "foi o primeiro a perceber a importância desta dimensão" na obra de Fernando Pessoa. Mas outros o seguiram, nomeadamente Ivete Centeno, António Quadros e Dalila Pereira da Costa, autores que o professor de Antropologia da Religião também cita no seu trabalho.

Considera que o autor de "Ode Marítima" era um "homem espantoso", que dominava muitas áreas do conhecimento, e que numa época em que era difícil ter acesso a determinados autores, ele possuía "os especialistas mais sérios sobre estas matérias" na sua biblioteca.

"Antigamente também havia muito esoterismo de vão de escada.

Hoje existe uma indústria de consumo imensa, que explora esta área, e nem tudo é sério", salientou o autor da obra, publicada sob a chancela da Ésquilo.

Pessoa interessou-se profundamente pelo esoterismo: "Era uma espécie de demanda do homem, uma necessidade filosófica e espiritual muito forte", salientou.

Outros intelectuais portugueses se interessaram igualmente pelos mundos da espiritualidade, nomeadamente Almada Negreiros, Lima de Freitas, Agostinho da Silva e Sampaio Bruno, entre outros.

O interesse destas figuras pelo esoterismo e o seu reflexo na respectiva obra literária ou artística levou José Manuel Anes a preparar uma contribuição para a História do Esoterismo em Portugal, livro que deverá lançar no mercado na Primavera de 2005.

"Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos" será apresentado pela professora doutora Paula Cristina Costa, na FNAC do Chiado, pelas 18:30 de terça-feira, seguindo-se uma intervenção do presidente da Associação Fernando Pessoa, para declamar poemas esotéricos do autor.

PUB