Instituto de Conservação da Natureza com inquérito a montaria na Azambuja

por RTP

A montaria decorreu este fim de semana, na Azambuja, e terão sido abatidos 540 animais. A legenda das fotografias que circularam nas redes sociais descrevem que 16 caçadores foram os responsáveis pela morte desse número de veados e javalis.

Devido à quantidade de animais abatidos, o Instituto de Conservação da Natureza abriu um processo de averiguações junto da empresa gestora dessa zona de caça cinegética.

A Câmara Municipal da Azambuja garante que não recebeu qualquer informação oficial sobre este caso que ocorreu na Quinta da Torre Bela e que apenas tomou conhecimento da morte dos animais através das redes sociais.

Num comunicado conjunto, três organizações de caça "lamentam profundamente" o que dizem ser "um abate massivo que contraria os princípios éticos que devem estar subjacentes ao ato de caçar".

O mesmo afirma o Presidente do Clube de Monteiros do Norte, que na RTP considerou que o que terá acontecido na Azambuja “nem sequer é caça”.

Vários partidos já reagiram. PSD, PS PCP e PAN querem mais explicações sobre este caso. O PSD pediu a audição do presidente do Instituto de Conservação da Natureza no Parlamento, pedido que já foi aprovado.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do ambiente, vai revogar a licença de caça da quinta da Azambuja.

Uma garantia dada pelo ministro esta manhã na TSF, e depois de ver as imagens de 540 veados e javalis mortos, alinhados no chão da Quinta da Torre Bela.

André Silva, do partido Pessoas Animais Natureza, considera que esta é uma "chacina absolutamente abjecta" e lembra que houve propostas de lei sobre a caça apresentadas pelo partido que foram chumbadas no parlamento.
O Partido Socialista repudia a morte destes 540 animais e diz que não se pode confundir Montaria com um acto que se tratou de encurralar animais e matar indiscriminadamente.

O PS diz, por isso, que o que aconteceu na Azambuja tem de se investigado e se, necessário, participar ao Ministério Público.

O PCP considera que a montaria na Azambuja foi um ato deplorável.

pub