Investigadores da Universidade Minho distinguidos pela Fundação Ciência

Os investigadores Artur Cavaco-Paulo e João Mano, da Universidade do Minho (UM), foram contemplados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o "Estímulo à Excelência", nas áreas da Ciência e Tecnologia, anunciou hoje a UM.

Agência LUSA /

Segundo a Reitoria da UM, que tem sede em Braga e um pólo em Guimarães, a atribuição deste prémio, no valor de 5.000 euros/ano por investigador, foi concedido devido ao seu curriculum vitae que, de acordo com padrões internacionalmente reconhecidos, é considerado "de excepcional mérito".

Os docentes contemplados - Artur Cavaco-Paulo, do Departamento de Engenharia Têxtil, e João Mano, do Centro de Investigação 3 B`s - Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics - recebem o "Estímulo à Excelência", pelo período de dois anos, sendo o financiamento concedido à instituição, para a promoção da investigação e divulgação científicas.

Os critérios para a atribuição do prémio exigem, além da residência em Portugal e de uma carreira científica com mais de cinco anos, a publicação de, pelo menos, 100 artigos em revistas internacionais e 500 citações referenciadas no Science Citation Index, da ISI Web of Knowledge.

Em alternativa implicam a supervisão de 10 doutoramentos concluídos com êxito, a publicação de 50 artigos em revistas internacionais e 250 citações referenciadas no Science Citation Index, da ISI Web of Knowledge.

PUB