Investigadores de Coimbra no primeiro registo de sempre de alimentação noturna de grifos

| País

Uma equipa internacional de investigadores que integra membros da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra registou, pela primeira vez, grifos a alimentarem-se de carcaças de gado durante a noite, foi hoje anunciado.

"As fotos, captadas à noite através de provas fotográficas, mostram vários grifos a alimentarem-se de carcaças de gado, que ali apareceram por acidente ou por doença, na Cordilheira Cantábrica, no Parque Natural Somiedo (Espanha). Esta é a primeira vez em todo o mundo que são registadas evidências gráficas deste comportamento", refere a Universidade de Coimbra, em nota divulgada hoje.

Os grifos (Gyps fulvus) são uma espécie de abutre, aves necrófagas diurnas que se alimentam de carne em decomposição.

"Esta expansão incomum do nicho trófico desta espécie poderá ser uma resposta à escassez excecional de alimento, um fator já assinalado como causa de outros comportamentos atípicos em abutres", sugere o estudo publicado na revista Ecology, da Ecological Society of America", refere a nota da UC.

A equipa internacional inclui investigadores do Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), do Institute for Game and Wildlife Research (IREC) e da Universidade Autónoma de Madrid (UAM).

Patricia Mateo Tomás, investigadora do CFE que participou no trabalho científico, explica na nota que escassez excecional de alimentos aumenta a competição entre os indivíduos.

"Esta competição intraespecífica pode aumentar quando os recursos favoritos, como por exemplo carcaças grandes, são escassos. Assim, alguns indivíduos podem passar a alimentar-se à noite para evitar a competição e aumentar a sua possibilidade de acesso a animais mortos, expandindo o seu nicho trófico", resume.

Ainda segundo esta investigadora, esta expansão temporal do nicho trófico "não é de todo um comportamento comum nesta espécie uma vez que só foi registado em 2 das 93 (2%) carcaças monitorizadas entre 2011 e 2014".

No entanto, esclarece, "a alimentação noturna junta-se a outros comportamentos inesperados já relatados para esta espécie, como ataques a gado ou alimentação em aterros, que também estão relacionados com uma escassez de alimentos".

Perante estes dados novos, os investigadores recomendam que "futuramente se preste mais atenção às possíveis consequências ecológicas e evolutivas que uma gestão ineficiente de carcaças animais, mediada pelo homem - como a implementada na Europa após o aparecimento da `doença da vaca louca`, ou o desaparecimento da agricultura tradicional, como a transumância - podem ter no nicho trófico de espécies de caça, como os abutres".

Tópicos:

Autónoma, Centre, Ciências, Ecology Ecological Society, Institute Game, Somiedo,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

A menos de 100 quilómetros da fronteira com a Síria, a cidade turca de Gaziantep é uma terra de tradições e sabores.

Fotografias da autoria do artista berlinense Martin Dammann lançam luz sobre o lado mais obscuro da Wehrmacht.