Investigadores do IPO/Porto premiados por trabalho na área do cancro da mama
Porto, 11 Dez (Lusa) - Uma equipa de investigadores do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, liderada por Maria do Rosário Couto, venceu um prémio da Sociedade Portuguesa de Oncologia pelos resultados obtidos na investigação do cancro da mama.
O prémio, no valor de 15 mil euros, destina-se a distinguir o trabalho realizado por esta equipa com um sub-grupo de doentes com cancro na mama que apresentam a molécula HER2 aumentada à superfície das células tumorais.
"O que fizemos foi monitorizar a quantidade dessa proteína que é libertada no sangue", revelou à Lusa Maria do Rosário Couto.
Segundo a investigadora, os resultados obtidos indicam que "a doença piora nos doentes em que esse valor é mais elevado, enquanto o prognóstico é mais favorável nos doentes em que o valor é mais baixo".
Maria do Rosário Couto salientou que a investigação realizada no IPO/Porto ainda não tem aplicação na prática clínica, mas frisou que o objectivo é criar condições para que esta proteína (HER2) seja validada como marcador para este subgrupo de doentes com cancro na mama.
Nesse sentido, poderá permitir uma melhor avaliação do desenvolvimento daquele tipo de cancro, assim como uma maior individualização e um uso mais racional da terapêutica para esta doença.
Esta investigação adquire especial importância em Portugal, onde o cancro da mama é actualmente a primeira causa de morte por cancro na mulher.
FR.