Investigadores portugueses visitam escolas do Luxemburgo
Cinco investigadores portugueses deslocam-se ao Luxemburgo, no início da próxima semana, para visitarem várias escolas secundárias, no quadro da iniciativa europeia "Investigadores Científicos na Europa 2005", foi hoje anunciado.
Esta digressão de dois dias ao Luxemburgo tem como principal objectivo transmitir aos jovens as várias facetas da actividade científica, a fim de os sensibilizar para uma carreira nesta área.
Os cientistas visitam na segunda-feira os liceus Clássico de Diekirch e Técnico de Bonnevoie, e a escola privada Fieldgen.
No dia seguinte deslocam-se aos liceus Saint Sophie e Técnico de Esch-sur-Alzette.
Em ambos os dias, os cientistas portugueses vão dar a conhecer vários aspectos da investigação em Portugal, pouco conhecidos no Luxemburgo.
Esta acção, intitulada "Descobrir a Ciência", conta com o apoio do Embaixador de Portugal no Luxemburgo, Félix Alves, da ministra da Educação do Luxemburgo, Mady Delvaux- Stehres, da secretária de Estado da Investigação Científica, Octavie Modert, e da presidente da Câmara Municipal de Esch- sur-Alzette, Lydia Mutsch.
Estas personalidades participam, na terça-feira, no Liceu Técnico de Esch-sur-Alzette, numa conferência debate, na qual serão apresentadas estatísticas e medidas a favor da integração dos alunos estrangeiros no sistema de ensino luxemburguês.
Cláudia Cavadas (Universidade de Coimbra) Mário Cachão (Universidade de Lisboa), António Cadilhe (Universidade do Minho), Pedro Pombo (Universidade de Aveiro) e Carolina Costa Ramos (Universidade do Porto) são os cientistas portugueses que se deslocam ao Luxemburgo.
AVG.
Lusa/Fim