iPhone 7, Mário e o fim do jack: as novidades da conferência da Apple

Estão apresentadas as novas coqueluches da Apple. A empresa norte-americana apresentou esta quarta-feira os seus novos telemóveis, com uma aposta clara na fotografia e o fim da entrada jack. A conferência fica ainda marcada pela apresentação do novo Apple Watch e pelas parcerias com a japonesa Nintendo.

RTP /
Beck Diefenbach - Reuters

O mundo da tecnologia manteve esta quarta-feira os olhos direcionados para São Francisco. A cidade acolheu a conferência de apresentação dos novos produtos Apple: apresentou-se o iPhone, anunciou-se o fim da entrada jack no smartphone da Apple e surpreendeu-se o mundo com a presença de um dirigente da Nintendo na conferência.

Em São Francisco, o auditório animou-se com as novidades da carismática marca de Cupertino. Ficam patentes as novidades na captação de fotografia no novo smartphone, com a versão Plus a contar mesmo com duas câmaras traseiras.

Se o auditório Bill Graham se aninou com os anúncios de Tim Cook, o mesmo não se pode dizer de Wall Street. As ações da Apple mantiveram-se a maior parte da sessão em terreno negativo.
As novidades do iPhone
Estão apresentados o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. Em São Francisco, Tim Cook anunciou que o novo smartphone da Apple será resistente à agua e ao pó e apresentou as novas câmaras do aparelho.

A versão Plus tem duas câmaras de 12 megapixéis, que se encontram lado a lado na parte de trás do aparelho: uma com grande angular e outra com zoom ótico de 2x e zoom digital de 10x. Mesmo com recurso ao zoom digital, a multinacional garante uma qualidade elevada de imagem.

A versão mais pequena terá uma câmara traseira, também ela com 12 megapixéis. Esta inclui um sistema de reconhecimento de objetos e pessoas, um renovado sistema de estabilização de imagem e é mais rápida que a dos anteriores modelos.

Para além das melhorias fotográficas, o novo iPhone apresenta um renovado botão Home, sensível à pressão que é exercida. A tecla deixa de ser clicável, recorrendo à vibração para responder ao utilizador.

Os dois modelos estão equipados com o processador A10 Fusion, que sucede ao anterior A9. O novo processador tem quatro núcleos, sendo apresentado como 120 vezes mais poderoso do que o processador que equipava o primeiro iPhone.

Em Portugal, o iPhone 7 custará pelo menos 779 euros e será disponibilizado em cinco cores: preto brilhante, preto mate, prateado, dourado e rosa-dourado. Para adquirir o modelo Plus será preciso desembolsar pelo menos 919 euros. As reservas podem ser feitas a partir de dia 9 de setembro, com o telefone a ser vendido a partir de dia 16.
O fim da entrada jack
A tradicional entrada de 3,5 milímetros, que nos habituámos a ver um pouco por todo o lado, deixará de marcar presença no iPhone. Os auscultadores serão ligados através da entrada lightning. Um adaptador lightning-jack será disponibilizado.



Uma alternativa, bastante mais dispendiosa, será optar pelos novos Airpods, os auscultadores sem fios da empresa liderada por Tim Cook. Estes poderão ser adquiridos, nos Estados Unidos, por 159 dólares a partir do fim de outubro.
Nintendo invade o iPhone
A apresentação desta quarta-feira fica ainda marcada pela presença de Shigeru Miyamoto, dirigente da japonesa Nintendo e inventor de personagens como o Super Mário. Miyamoto apresentou-se em São Francisco para anunciar que o carismático canalizador será a estrela de “Super Mario Run”, um jogo para iPhone que será disponibilizado em dezembro.

Shigeru Miyamoto explicou que este novo jogo foi concebido especificamente para ser jogado num smartphone, com apenas uma mão. Os jogadores poderão ter acesso a uma versão gratuita do jogo, mas terão de pagar para ter a versão completa. O preço do jogo não foi ainda revelado.

A notícia foi bem recebida na bolsa, com a Nintendo a valorizar mais de 20 por cento na sequência do anúncio. Em São Francisco foi ainda anunciado que a aplicação Pokémon Go, que tem feito furor ao longo dos últimos meses, chegará também ao Apple Watch.
Apple Watch
Chega em breve a segunda versão do relógio da Apple. O Apple Watch Series 2 é à prova de água, 50 por cento mais rápido e apresenta um ecrã mais brilhante. Estará ainda à venda uma versão criada em parceria com a Nike, especialmente concebida para atletas.

PUB