Frio persiste. Aviso amarelo estende-se a todos os distritos de Portugal continental

por RTP
Este será mesmo o dia mais frio desde o início do inverno Miguel Pereira da Silva - Lusa

Todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo para as baixas temperaturas, num quadro que deverá manter-se até quarta-feira. A partir de terça-feira, espera-se uma subida dos termómetros nas regiões norte e centro do país.

Em dez distritos do norte e do centro, o aviso amarelo entrou em vigor às 18h56 de domingo, mantendo-se assim até às 6h00 de terça-feira, segundo uma nota do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Formam este conjunto os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria.O Instituto do Mar e da Atmosfera justifica esta decisão com a “persistência de valores baixos da temperatura mínima".


Já os distritos de Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 6h00 de quarta-feira.

A previsão meteorológica para esta segunda-feira prevê temperaturas mínimas entre os seis graus centígrados, em Faro, e os seis graus negativos na Guarda. Em Vila Real e Bragança, os termómetros não devem ir além dos sete graus de máxima.

Este será mesmo o dia mais frio desde o início do inverno.
Contingência
A Câmara Municipal de Lisboa decidiu prolongar o plano de contingência para as pessoas sem-abrigo por causa do frio.

O Pavilhão Municipal Manuel Castelbranco continuará disponível e estão também estão a ser distribuídos agasalhos.
Há ainda cinco estações do metro que vão permanecer abertas durante a noite: Oriente, Santa Apolónia, Rossio, Reboleira, na Amadora, e Senhor Roubado, em Odivelas.

Por sua vez, a Câmara do Porto não ativou o plano de contingência.
Só o fará se as temperaturas ficarem abaixo dos três graus em três dias consecutivos.

c/ Lusa
Tópicos
pub