IPO/Porto entra no ranking das melhores empresas portuguesas

Porto, 03 Out (Lusa) - O presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto destacou hoje o facto da instituição constar, pela primeira vez, no ranking das 500 melhores empresas nacionais, sendo a melhor na área dos Serviços.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Foi a primeira vez que um hospital apareceu como a melhor empresa numa das secções que é a dos Serviços, competindo com grandes companhias como a Brisa, por exemplo", frisou Laranja Pontes, referindo-se ao ranking das 500 melhores empresas nacionais publicado anualmente pela revista Exame.

O presidente do IPO/Porto falava aos jornalistas à margem da inauguração de uma nova enfermaria, com dois quartos individuais, apadrinhada pelo Kiwanis Clube do Porto, que doou ao instituto cerca de 40 mil euros.

"Este donativo representa a cereja em cima do bolo que aqui fazemos diariamente. As cerejas são estas contribuições de pessoas que tem na sua vida valores que fazem a diferença no dia a dia das instituições", considerou Laranja Pontes.

Sendo uma das maiores empresas da cidade do Porto, com cerca de 1800 trabalhadores, o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, do Porto gera, segundo o seu presidente, "um movimento anual de 122 milhões de euros".

"Aconteceu pela primeira vez [figurar no ranking como a melhor empresa de serviços] porque afinal os hospitais não são apenas buracos financeiros. Não são. Há uma série de hospitais que têm volumes de negócios significativos", frisou.

O IPO, que se destacou, em 2007, pelo aumento das receitas e pela entrada nos lucros tinha registado em 2006 prejuízos de quase 1,9 milhões de euros.

No exercício do ano passado atingiu 17,8 por cento de lucro.

De acordo com Laranja Pontes, os lucros atingidos serão reinvestidos na modernização das instalações e em investigação.

Fundado em 1988, o Kiwanis Clube do Porto está filiado no Kiwanis Internacional, cujo principal objectivo é o de "servir" das mais variadas formas e desinteressadamente a comunidade em que se encontra inserido, nomeadamente as crianças carenciadas e a terceira idade.

As verbas são angariadas em festas e outras iniciativas que o clube organiza ao longo do ano.


PUB