Isaltino Morais candidato em Oeiras porque "o povo praticamente exigiu"

por Lusa

O antigo presidente da Câmara de Oeiras Isaltino Morais vai recandidatar-se à presidência do município nas eleições autárquicas de outubro como independente, afirmou hoje o próprio à agência Lusa.

"Sou candidato à Câmara de Oeiras nas próximas eleições autárquicas e tomei esta decisão porque o povo de Oeiras, os eleitores, os cidadãos de Oeiras praticamente exigiram que eu fosse candidato", disse.

"Não quis tomar uma decisão mais cedo porque quanto mais tarde se entra no debate eleitoral mais estabilidade há no município. A partir do momento em que são anunciados todos os candidatos, não se vai dar azo a `porquês` de eu me candidatar", justificou.

Em setembro de 2016, Isaltino Morais confirmou que foi convidado pelo PSD para integrar as listas do partido numa candidatura a Oeiras, mas recusou a proposta.

Desde essa altura que o ex-autarca manteve o `suspense` sobre o seu regresso à vida política local e, em fevereiro, disse à Lusa que a sua decisão estava dependente do nome que seria apresentado pelo PSD.

Agora que é conhecido o candidato social-democrata -- o vereador Ângelo Pereira -, Isaltino Morais confirmou que será candidato à presidência da Câmara de Oeiras, no distrito de Lisboa.

O ex-autarca, que esteve à frente da Câmara de Oeiras durante mais de duas décadas (primeiro pelo PSD e depois como independente), abandonou o executivo quando foi detido, a 24 de abril de 2013, para cumprir dois anos de pena de prisão, por fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Um ano depois, a 24 de junho de 2014, Isaltino Morais saiu em liberdade condicional para cumprir o resto da pena em casa e, em 2015, publicou um livro a contar a sua experiência na prisão, excluindo a possibilidade de regressar à vida política.
Tópicos
pub