"Jantar dos 13" sob o tema de espiritismo para exorcizar superstições
O 26º "Jantar dos 13", um ritual destinado a exorcizar o medo, a superstição e o mau agouro e que reúne várias dezenas de pessoas em torno de acepipes diabólicos, tem lugar hoje, em Silves, Algarve.
A refeição tem como tema o espiritismo, pois é um "assunto que merece ser discutido e onde há muita confusão", explicou à agência Lusa o professor Herrero, que se intitula ilusionista, escritor, faquir, hipnotizador - e é o organizador do manjar.
Segundo o ilusionista Herrero, a iniciativa tem o objectivo de desmistificar "medos, bruxaria, falsos iluminados, adivinhos e charlatães que em época de crise querem enganar o mundo".
Os participantes no manjar vestem-se de preto, passam debaixo de uma escada e sentam-se em mesas com 13 lugares e cumprimentar em cruz para realizar alguns rituais do azar.
O ambiente com luz de velas, vários animais como gatos pretos, mochos, sapos, guarda-chuvas abertos, talheres cruzados e toalhas pretas manchadas de branco pelo sal derramado e espelhos partidos servem de cenário para conversas sobre velhas e novas superstições.
De acordo com o menu, os convivas vão poder degustar "sopa de urtigas do Inferno, carne de bode com baba de sapo, camarão do Mar Morto, panados com excrementos variados e rissóis à belzebu".
Os acepipes são regados com sangue de Drácula e mistela de morcego e vinhos tinto e branco da casa.
Os amantes deste tipo de iguarias podem ainda provar com sobremesas regadas com "mijo de chibo preto" e, para finalizar, "café à encruzilhada".
Apesar dos títulos no cardápio serem, no mínimo, macabros, o organizador disse que os petiscos são "absolutamente normais" e confeccionados pelo cozinheiro do restaurante Ponte Romana, em Silves.
A refeição ronda os 20 euros para os adultos e 10 euros para as crianças até aos 10 anos e está marcada para as 20:00, prevendo-se animação pela noite dentro com sessões de espiritismo, túnel do terror e o lançamento da ladainha dos 13.
Segundo Herrero, Portugal é um País "muito supersticioso" e, por isso, o jantar é uma espécie de terapia de choque onde todos os fantasmas da superstição são exorcizados.