Jardim da Quinta das Conchas, no Lumiar, inaugurado quinta-feira

O jardim da Quinta das Conchas, no Lumiar, abre quinta-feira ao público, ao fim de mais de um ano de obras, orçadas em mais de 6,4 milhões de euros, anunciou hoje a Câmara de Lisboa.

Agência LUSA /

Também a zona da mata, que está a ser alvo de obras, deverá poder ser utilizada a partir deste Verão, prevendo-se para o início do próximo ano a abertura da Quinta dos Lilases, contígua à Quinta das Conchas, cujo restauro a autarquia lisboeta promete iniciar em breve.

Com uma área de 20 hectares, a Quinta das Conchas é constituída por um grande relvado ao longo da nave central, além de dispor de novos caminhos, praças e canais de água, que conduzem ao lago.

Segundo uma nota da autarquia, a área relvada será mais vocacionada para actividades desportivas, enquanto a mata deverá acolher visitas mais viradas para o ambiente e a Quinta dos Lilases será um espaço com um cariz mais histórico e patrimonial.

O jardim está também dotado de equipamentos de recreio infantil e juvenil, um palco para pequenos espectáculos, além de edifícios de apoio, como um restaurante, um bar e um espaço de informação municipal, que irá acolher iniciativas recreativas e pedagógicas.

A Quinta das Conchas foi concebida de forma a garantir uma "correcta gestão da água".

De acordo com a Câmara de Lisboa, o sistema hídrico está concebido num circuito fechado, em que o lago é o grande reservatório de todo o sistema, que tem origem na fonte luminosa e que passa pelos canais e caleiras, constituindo também uma bacia de retenção das águas provenientes da drenagem superficial, que são assim aproveitadas.

A rega será realizada de noite, de forma a "minimizar as perdas hídricas", sendo a água proveniente da mina e dos poços incorporada no sistema.

PUB