Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

João Gomes Cravinho explica custos das obras no antigo Hospital Militar de Belém

por Lusa
João Gomes Cravinho prometeu explicar no parlamento os custos da reconversão do antigo Hospital Militar de Belém Johanna Geron - Reuters

O ex-ministro da Defesa João Gomes Cravinho vai ser ouvido no parlamento, esta quarta-feira, sobre a polémica com os custos da reconversão do antigo Hospital Militar de Belém.

Nesta audição, pedida pelo PSD, os deputados vão também questionar o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, que foi presidente da idD Portugal Defence, a "holding" que gere as participações públicas nas empresas do setor da Defesa.

As últimas declarações de João Gomes Cravinho sobre este assunto foram no dia 24 de janeiro na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros. Nessa altura, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou ter autorizado, nem tacitamente, o aumento dos gastos com a empreitada e argumentou que não recebeu qualquer pedido nesse sentido.

Nessa audição, questionado sobre um ofício, datado de março de 2020 e que dava conta de um aumento dos custos, Cravinho rejeitou que esse documento representasse um pedido de autorização.

A operação "Tempestade Perfeita" resultou em cinco detenções, entre as quais três altos quadros da Defesa e dois empresários, num total de 19 arguidos, sendo um dos detidos o antigo diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, Alberto Coelho, que ocupava o cargo quando foram feitas as obras naquele hospital.

A investigação visa apurar a eventual prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, participação económica em negócio, abuso de poder e branqueamento, ilícitos relacionados com adjudicações efetuadas.

pub