Jornada Mundial da Juventude. Pizarro anuncia reforço de 74 meios para o INEM

por RTP

Foto: Paulo Novais - Lusa

O plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi apresentado esta segunda-feira. Está prevista a mobilização de 75 equipas móveis de suporte básico de vida e o INEM vai ser reforçado em 74 meios. Manuel Pizarro garante que "Portugal está preparado para responder à JMJ".

O plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) prevê a mobilização de 75 equipas móveis de suporte básico de vida, bem como outros 75 pontos fixos.

Estão ainda destacados dois hospitais de campanha e dez postos médicos avançados do INEM, com capacidade de suporte avançado de vida no terreno. Está ainda previsto um reforço do INEM em 74 meios.

No caso de situações de exceção, estão também previstos planos de contingência para os hospitais com maior capacidade de resposta no país, na perspetiva de uma articulação em rede, adiantou ainda António Marques, presidente da comissão que elaborou o plano de saúde para a JMJ, que irá decorrer entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa.

"O volume dos meios que temos neste momento preparados para colocar no terreno é absolutamente impressionante", disse o ministro da Saúde durante a apresentação do plano.

"Podemos confiar que Portugal no seu conjunto e a saúde em Portugal estão preparados para responder a este evento e desejamos que estes meios sejam o menos utilizado possível", disse Manuel Pizarro.

O ministro sublinhou que o primeiro contacto com o serviço de saúde deve ser feito através da linha SNS24, "que está mais do que preparada para fazer esse atendimento".

Manuel Pizarro disse que o SNS "já teve o seu teste de stress", lembrando que em janeiro de 2022 a linha SNS24 atendeu três milhões de chamadas, 100 mil por dia.

"Nós estamos em condições de dar a mesma resposta nos dias da JMJ", garantiu.
pub