Jornadas Parlamentares do PSD com Saúde e Cultura na agenda
A Saúde e a Cultura serão os temas em destaque nas jornadas parlamentares do PSD, que se realizam sexta-feira e sábado, em Barcelos, e encerram com uma intervenção do líder do partido, Luís Marques Mendes.
O arranque dos trabalhos está agendado para sexta-feira de manhã, com um debate entre os deputados da bancada social-democrata sobre análise política e o funcionamento do grupo parlamentar.
à tarde, os parlamentares irão discutir questões relacionadas com a área da Saúde, num painel intitulado "Saúde: Uma política doente", moderado pelo deputado Luís Paes Antunes.
Como convidados deste painel estarão presente o presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia e coordenador do gabinete de mestrados e doutoramentos da Faculdade de Medicina de Lisboa, Lucindo Ormonde, e o director-geral da Merck Sharp&Dohme, José Almeida Bastos.
No sábado, a manhã está reservada à discussão da Cultura, num painel intitulado "Cultura: Uma política ausente", que terá como moderadores a deputada Zita Seabra e o eurodeputado Vasco Graça Moura.
Como oradores convidados irão ainda participar na discussão o ex-director do Teatro Nacional de São Carlos e professor da Universidade de Veneza, Paolo Pinamonti, o historiador de arte Nuno Vassalo e Silva e o professor catedrático da Universidade de Coimbra Pedro Dias.
Uma intervenção do líder do PSD, Luís Marques Mendes, marcará o encerramento das jornadas, antes da hora de almoço.
As últimas jornadas parlamentares do PSD realizaram-se há mais de um ano, em finais de Março de 2006, e tiveram como tema central a análise do primeiro ano de governação socialista.
No encerramento dessas jornadas, o líder social-democrata apresentou uma série de propostas no domínio da Justiça, incluindo projectos de revisão dos Códigos Penal e do Processo Penal e uma lei-quadro da reforma do sistema prisional.
Algumas dessas matérias vieram, mais tarde, a integrar o pacto parlamentar para a Justiça que PS e PSD assinaram em Setembro.