Jornadas sobre reforma do Estado e do sistema político começam em Viseu
O PS inicia, em Viseu, as suas jornadas parlamentares dedicadas à "modernização da Administração Pública", durante as quais os deputados socialistas debaterão com quatro ministros a reforma do Estado e do sistema político.
As jornadas serão abertas pelo líder parlamentar socialista, Alberto Ma rtins, que lançará o debate sobre a reforma do sistema político, e encerradas no sábado pelo primeiro-ministro e secretário-geral do PS, José Sócrates.
Alberto Martins terminou as anteriores jornadas parlamentares do PS, em Junho de 2005, prometendo dar início à reforma do sistema político depois das p residenciais e deverá anunciar agora alguns dos cerca de doze diplomas em prepar ação pela bancada.
Além de iniciarem o debate sobre esses projectos, os deputados do PS ou virão, em Viseu, os ministros de Estado e da Administração Interna, António Cost a, da Economia, Manuel Pinho, do Ambiente, Nunes Correia, e dos Assuntos Parlame ntares, Augusto Santos Silva, sobre a reforma do Estado.
O presidente do PS/Viseu e organizador das jornadas, José Junqueiro, ap ontou as mudanças na Administração Pública, que incluem a fusão de serviços e a reorganização do território, como "a grande reforma que se espera" com "expectat iva muito elevada".
Segundo o dirigente do PS, o Governo liderado por José Sócrates vai faz er com que haja "menos Estado mas melhor Estado" e "a simplificação da vida das pessoas, maior qualidade dos serviços, vida simplificada também para os agentes económicos".
Os debates com os ministros decorrerão hoje e sexta-feira à tarde, esta ndo a manhã de sexta-feira reservada para diversas visitas temáticas para os dep utados conhecerem o uso de energias, os recursos naturais ou a situação do empre go na região.