Jornais destacam vitória "absoluta" e "esmagadora" de Sócrates
A primeira maioria absoluta socialista, conquistada nas legislativas de domingo, marca as manchetes dos jornais generalistas e económicos de hoje, que atribuem a José Sócrates palavras como "absoluto" e "esmagador", e merece mesmo destaque nos desportivos.
Os jornais realçam, ainda, a subida da esquerda, com a CDU a voltar como terceira força política (7,57 por cento e 14 deputados) e o BE a revelar a maior votação de sempre (6,3 por cento e oito deputados).
Destaque ainda na imprensa para a queda da direita, com o PSD a sofrer a maior derrota de sempre ao obter 28,69 por cento dos votos e a eleger somente 72 deputados, e o CDS-PP a cair para quarta força política, elegendo 12 deputados e obtendo 7,26 por cento.
Os generalistas realçam, ainda, a demissão de Paulo Portas em noite de eleições e a indefinição de Pedro Santana Lopes nessa matéria, que anunciou somente a convocação de um congresso extraordinário.
O Diário de Notícias, que dedica 24 páginas às eleições, diz na manchete "Sócrates esmagador", com a fotografia do líder socialista com Jorge Coelho e Jaime Gama na varanda da sede socialista no Largo do Rato, em Lisboa, em fundo.
"O PS atinge, pela primeira vez na sua história, a maioria absoluta. O PCP é o terceiro partido mais votado e o Bloco passa de três para oito deputados", acrescenta o DN.
Em destaque, fotografias de Pedro Santana Lopes e Paulo Portas depois de conhecida a derrota - "Santana assume derrota mas resiste" e "Portas falha objectivos e demite-se".
Já o Público titula "PS Absoluto - 45,05% - 120 deputados" com a fotografia de um Sócrates sorridente no meio da multidão de apoiantes.
O Jornal de Notícias joga graficamente com o nome do líder socialista, escrevendo "Só" a cinzento e "crates" a negro, com um grande plano da cara de José Sócrates como fotografia de fundo.
A Capital faz uma dupla manchete: em cima uma fotografia de um líder socialista sereno e o título "José Sócrates - Responsabilidade absoluta" e em baixo um líder social-democrata desanimado e triste, com o título "Santana Lopes - A morte do populismo".
O Correio da Manhã lança em manchete "Sócrates absoluto", com a foto do líder do PS depois de conhecidos os resultados, e destaca "Santana Lopes convoca congresso extraordinário mas não diz se sai da presidência" e "Portas demite-se e abre espaço para novo líder".
O 24horas também faz capa com os resultados das eleições, titulando "Maioria absoluta do PS - Sócrates o exterminador implacável - Santana Lopes sai do governo mas para já não deixa liderança do PSD - Hasta la vista baby".
As manchetes dos económicos não fogem à noite das eleições, titulando "Sócrates absoluto - Diário Económico - e "Vitória absoluta" - Jornal de Negócios.
O DE reuniu na sua redacção alguns empresários e gestores, como Filipe de Botton, Eduardo Catroga, Henrique Neto e Margarida Aguiar - "Governo deve apresentar um plano de acção".
Também os desportivos fazem referência às eleições, em pequenos destaques - "PS conquista maioria absoluta", diz A Bola, "PS obtém maioria absoluta", titula O Jogo e o Record deixa os resultados às 23:00 de domingo.