Jornalíssimo

por João Fernando Ramos, Rui Sá

As notícias à medida dos mais novos cabem também no Jornal 2. Jornalíssimo acontece todas as quartas feiras no Jornal 2 e leva-nos esta semana aos Açores para uma prova de surf, e a um laboratório norueguês onde micróbios desvendam mistérios da ciência jogando pac-man.

Mundial Júnior de Surf nos Açores à vista

Os Açores recebem a principal prova de surf para menores de 18 anos do mundo, com atletas de 40 países e 5 continentes. A seleção portuguesa tem 12 jovens.

Um pac-man para ser "jogado" por microrganismos

Um investigador do Departamento de Tecnologia de Micro e Nano Sistemas da Universidade do Sudeste da Noruega, inspirou-se no jogo para realizar um estudo sobre as dinâmicas entre micróbios predadores e as suas presas.

Este diálogo entre arte e ciência foi pensado com um objetivo específico: levar os cidadãos a interessarem-se mais pela pesquisa científica, nomeadamente na área dos micro e nano sistemas.

O que tem escola a ver com ócio? Tudo

A origem da palavra escola que vem do grego, schole, e na Grécia Antiga significava lazer, folga, descanso.

No jornalíssimo desta quarta feira tempo ainda para um desafio: Se pudesses escolher uma nova disciplina para integrar o currículo escolar, qual seria? Grava um pequeno vídeo e envia-o para info@jornalissimo.com

O Jornalíssimo é um jornal digital para jovens a partir dos 12 anos de idade, fundado em janeiro de 2015 e incubado no Pólo das Indústrias Criativas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Além de explicar as notícias que marcam a atualidade numa linguagem simples (mas sem tabus e sem pender para a infantilização), apresenta artigos de várias categorias, como sejam animais, ambiente, ciência, artes ou surreal.

O site, que pode ser visitado em www.jornalissimo.com, pretende despertar nos jovens o interesse pela leitura da imprensa, fomentar a curiosidade, promover o espírito crítico e um questionamento constantes.
pub