Jornalista Hernâni Carvalho é candidato independente pelo PSD

Lisboa, 28 Jan (Lusa) - O jornalista Hernâni Carvalho revelou hoje à agência Lusa ser candidato independente, pelas listas do PSD, à presidência da Câmara Municipal de Odivelas nas próximas eleições autárquicas.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Porque sou filho da terra, porque é possível fazer melhor pelo município do que simplesmente autorizar mais urbanizações atrás de urbanizações", foi assim que Hernâni Carvalho justificou à Lusa o motivo da sua candidatura.

Quanto ao programa de campanha, o candidato afirmou que "ainda é cedo" para fazer o seu anúncio e que, para já, irá auscultar a população do município a que se candidata e onde cresceu.

Fonte do PSD disse à agência Lusa que o nome de Hernâni Carvalho para Odivelas foi aprovado terça-feira à noite pela Distrital de Lisboa do partido com 30 votos a favor, um nulo e uma abstenção.

Nas declarações à Lusa, Hernâni Carvalho lembrou o seu passado "nas lutas autárquicas" em Odivelas, sublinhando que, além de ter a medalha de honra da cidade, foi "militante" do Movimento Odivelas a Concelho (MOC) como independente e deputado municipal (também como independente) em Loures, por Odivelas.

"Na década de 70/80 fui um dos fundadores do Ginásio Clube de Odivelas, onde fui monitor de ginástica e de atletismo. Fiz judo no núcleo DGD, que deu origem ao Judo Clube de Odivelas, activista do grupo de jovens da paróquia, fiz teatro e outras actividades na Sociedade Musical Odivelense e na Escola Secundária de Odivelas e presidente da JSD local", disse.

Hernâni Carvalho, que hoje ao final da tarde em Odivelas, no Pavilhão Polivalente da cidade, é distinguido pela editora "Prime Books" como "Autor do ano de 2008" devido ao sucesso que as suas obras literárias alcançaram no ano passado, deverá fazer durante a cerimónia o anúncio da sua candidatura.

A "Prime Books" sublinha, em comunicado, que o livro de Hernâni Carvalho "Maddie 129" (sobre o desaparecimento da menina inglesa Maddeleine McCann no Algarve) "vendeu mais de 25.000 exemplares em poucas semanas", enquanto "Azul Suai" (o seu romance estreia baseado em factos presenciados e vividos em Timor-Leste) "vai a caminho da quinta edição".

Hernâni Carvalho nasceu em Lisboa em 1960, é pai de dois filhos e colaborador da estação de televisão TVI, do Rádio Clube Português e da revista TV Mais.

É ainda jornalista-auditor de Defesa Nacional, doutorando de Psicologia (Psicologia do Terrorismo), pós-graduado em Psicologia Clínica e fez também estudos na área das Ciências da Religião e das Ciências da Política.

Foi coordenador da redacção do site "aeiou.pt", colaborador da SIC e jornalista da RTP, ao serviço de quem ganhou dois galardões de jornalismo, com reportagens em Timor-Leste e no Afeganistão (Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas, e Grande Prémio de Jornalismo, da Casa da Imprensa).

Ao serviço do canal público de televisão fez também trabalhos na Bósnia, Honduras, Gâmbia, Paquistão e Afeganistão.

ARA/RCR.

Lusa/Fim


PUB