José Luís Carneiro é favorito dos portugueses para primeiro-ministro

por João Alexandre - Antena 1

António Pedro Santos - Lusa

Uma sondagem da Universidade Católica para a Antena 1, RTP e jornal Público revela que o socialista José Luís Carneiro é o favorito dos portugueses para o cargo de primeiro-ministro.

O atual ministro da Administração Interna lidera as intenções de voto, à frente de Pedro Nuno Santos e de Luís Montenegro.

José Luís Carneiro já reagiu a estes resultados e afirmou, num comentário à SIC, que os militantes do PS têm de tomar uma decisão com base no candidato que sirva melhor o país.
Quanto a Pedro Nuno Santos, diz que esta sondagem mostra que quem votou à direita nas últimas eleições prefere José Luís Carneiro para liderar o governo.
As eleições internas no PS estão marcadas para os dias 15 e 16 de dezembro.

Ficha técnica

Este inquérito foi realizado pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público entre os dias 15 e 24 de novembro de 2023. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Portugal. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efetuadas por telefone (CATI). Os inquiridos foram informados do objetivo do estudo e demonstraram vontade de participar. Foram obtidos 1102 inquéritos válidos, sendo 41% dos inquiridos mulheres. Distribuição geográfica: 31% da região Norte, 20% do Centro, 33% da A.M. de Lisboa, 7% do Alentejo, 5% do Algarve, 2% da Madeira e 2% dos Açores. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, escalões etários e região com base no recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 31%*. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1102 inquiridos é de 3%, com um nível de confiança de 95%.
pub