José Sócrates está em liberdade mas proibido de se ausentar de Portugal

Foi alterada a medida de coação ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, que estava condicionado a permanecer na sua residência.

Daniel Belo /

Foto: reuters

Na Operação Marquês, José Sócrates fica agora em liberdade depois do Ministério Público ter reavaliado as medidas de coação impostas ao antigo PM.

José Sócrates foi libertado mas fica proibido de se ausentar de Portugal e de contactar com outros arguidos do processo da "Operação Marquês", informou o Ministério Público (MP).

Segundo é dito, nesta altura das investigações já não há risco de perturbação na recolha de provas para o processo em causa.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito, tendo ficado preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora.

A medida de coação foi alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 04 de setembro.

Também o empresário Carlos Santos Silva, amigo de longa data do ex-primeiro ministro socialista e arguido na "Operação Marquês", viu alterada a medida de coação, deixando de estar em prisão domiciliária, refere uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR).

(Com Marcos Celso com lusa)
PUB