Jovem cineasta português preso no Dubai por fumar haxixe

O jovem cineasta português Ivo Ferreira está preso no Dubai, Emirados Árabes Unidos, desde 5 de Abril por ter fumado haxixe numa habitação que partilhava com um amigo, disse hoje à Agência Lusa o seu pai.

Agência LUSA /

Cândido Ferreira adiantou que o filho, de 29 anos, que estava no Dubai a realizar alguns trabalhos para televisão, foi detido pelas autoridades locais com base numa denúncia feita pela ex-namorada do amigo com quem partilhava um apartamento e onde a polícia encontrou os restos de um cigarro feito de haxixe (charro).

Apesar de ter sido detido fora de flagrante delito e de, inicialmente até pensar tratar-se de um rapto, tal foi a forma como os agentes invadiram o seu apartamento, quando este se encontrava no duche, Ivo Ferreira acabou por ficar preso depois de uma análise à urina ter detectado vestígios de haxixe.

O haxixe teria sido transportado ilegalmente do Egipto para o Dubai pelo amigo de Ivo Ferreira, que responderá por esse crime, numa altura que as autoridades do Dubai estão empenhadas numa campanha anti- droga no país.

Ivo Ferreira está preso numa cadeia situada numa esquadra do Dubai, onde - segundo o relato do pai - ficou três dias algemado e virado para a parede, recebendo algumas pancadas nas costas.

Desde a detenção do filho, Cândido Ferreira têm vindo a solicitar a intervenção do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português, que, entretanto, enviou ao Dubai o embaixador colocado na Arábia Saudita.

Contudo, e de acordo com a versão de Cândido Ferreira, o embaixador português na Arábia Saudita não conseguiu desbloquear a situação no Dubai, onde se deparou com grandes dificuldades no terreno, não tendo sido ainda possível arranjar um advogado de defesa para Ivo Ferreira.

Embora a deslocação ao Dubai do embaixador português na Arábia Saudita tenha sido "psicologicamente bom" para Ivo Ferreira, o certo é que, nas palavras de Cândido Ferreira, nada adiantou para a libertação do jovem cineasta.

"Foi uma viagem pouco frutífera", desabafou o pai de Ivo Ferreira, que em Lisboa já teve contactos com o secretário de Estado das Comunidades.

Ivo Ferreira realizou, entre outras obras, a curta-metragem "O Homem da Bicicleta - Diário de Macau".

PUB