Jovem imigrante russo ganha concurso inédito da Universidade Católica

Um jovem imigrante russo a estudar numa escola secundária dos Açores venceu um concurso inédito promovido pela Universidade Católica que propunha a alunos do ensino secundário que escrevessem um ensaio sobre a relação entre a economia e um filme.

Agência LUSA /

Vassili Plessov, aluno da Escola Secundária Domingos Rebelo, de Ponta D elgada, arrebatou o primeiro prémio com um trabalho intitulado "criar para distr ibuir", a partir do filme "O padre Leproso".

O concurso convidava os alunos a escrever um ensaio de uma página dedic ado à relação entre a economia e um filme à sua escolha, dizendo de que forma a economia influencia os argumentistas.

O regulamento pedia que identificassem os conceitos económicos apresent ados no filme escolhido, as lições de economia que daí podem ser retiradas e out ros aspectos que considerassem relevantes para comprovar a relação entre a matem ática e o cinema.

O concurso, destinado a todos os alunos inscritos nos 11º e 12º anos do Continente e Ilhas, é promovido pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresa riais da Universidade Católica Portuguesa.

O "Prémio Católica Professor Xavier Pintado" tem como objectivo fomenta r o gosto pela ciência económica junto dos jovens do ensino secundário.

O segundo prémio foi atribuído a Jorge Rafael Ferreira, da Escola Secun dária Homem Cristo (Aveiro), com um ensaio sobre o filme "Rei Leão" intitulado " um final feliz" e o terceiro para Diogo Gama Vaz da Silva, da Escola Secundária José Gomes Ferreira (Lisboa), ao escrever um ensaio sobre a importância dos salt os criativos para o crescimento económico a partir do filme "O grande Salto".

Este é o segundo ano em que se realiza o concurso e todos os anos a fac uldade sugere um tema diferente. Em 2005, os alunos foram convidados a encontrar conceitos económicos na sua música favorita.

O vencedor nacional receberá um computador portátil, uma conta PT Wi-Fi gratuita durante 1 ano, uma placa de rede PCMCIA e 500 euros, enquanto para o s egundo prémio estão destinados 300 euros e para o terceiro 200.

Do quarto ao sexto lugar, os premiados receberão 100 euros.

Este prémio insere-se num programa mais vasto da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais destinado a incentivar a utilização dos princípios bás icos do raciocínio económico na vida do dia-a-dia, contribuindo em simultâneo pa ra a divulgação da Ciência Económica junto da sociedade portuguesa.

PUB