Jovens empreendedores colocam cacifos na praia Carcavelos

Cascais, 08 Jun (Lusa) -- A praia de Carcavelos terá brevemente cacifos à disposição dos surfistas e banhistas que ali se dirigem, uma ideia de quatro estudantes do concelho de Cascais, seleccionada para um encontro de jovens empreendedores europeus, que terminou hoje na cidade.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O nosso projecto consiste na colocação de cem cacifos na praia de Carcavelos, que não tem uma sazonalidade muito marcada -- há surfistas o ano inteiro", contou à Lusa Maria Carolina Fernandes, de 19 anos, uma das jovens empreendedoras autora da ideia.

Para a ideia ganhar forma já só falta "marcar uma reunião para o licenciamento do projecto", porque "o investimento não é um problema".

Maria Carolina e Diogo Guerra, também de 19 anos, explicaram que "o júri do encontro gostou bastante do projecto" e "já há várias pessoas interessadas em investir nele".

Uma ideia que nasceu baseada numa necessidade. Maria Carolina faz surf há alguns anos e, como ia para a praia de comboio, enquanto estava dentro de água era obrigada a deixar as coisas no areal, "abandonadas". "Estava sempre preocupada e deitar um olhinho às coisas", contou.

O grupo de estudantes da Escola Superior de Hotelaria do Estoril calcula que o projecto "Praia Segura" necessita de um investimento na ordem dos 15/20 mil euros. "Nesse valor está incluído o preço dos cacifos, a sua colocação, e posterior manutenção", explicaram.

O "The Pitch!2008" é um workshop de quatro dias, durante os quais 25 jovens empreendedores de Portugal, do Reino Unido, da Suécia e da Finlândia, apresentaram as suas ideias, tendo em vista angariar financiamento, dinamizar redes de contactos, conhecer novos mercados e desenvolver capacidades negociais.

A final realizou-se este ano, pela primeira vez, em Portugal, organizada pela GesEntrepeneur, com o apoio da DNA Cascais e da Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Stockholm School of Entrepreneuship (Escola de Empreendedorismo de Estocolmo), a Simfonec e a Cass Business School.

Além do "Praia Segura", foram escolhidos para este encontro europeu de empreendedores mais três projectos de jovens portugueses, mas "por estarem no início", e porque "o segredo é a alma do negócio", Pedro Sousa, de 30 anos, e Isabel Metello, de 39, preferiram não se alongar muito em explicações. Ambos fazem um balanço "muito positivo" da participação no "The Pitch!"

"Este encontro vai ajudar muito a andar com o projecto para a frente. Aqui aprendemos a transmitir a ideia, de modo a conseguirmos um retorno mais imediato", contou Pedro, que apresentou "Cook in Box", um projecto na área da produção alimentar.

Já a Isabel, para avançar com o "Artesanato Urbano", projecto na área da imprensa segmentada, falta apenas o financiamento.

"Há dois anos que estou a desenvolver esta ideia. Já percebi que tem pernas para andar, porque tenho tido um feedback muito positivo. Agora só falta mesmo o dinheiro", disse.

PUB