Laboratório universitário cria Plataforma i-Twins que identifica expressão facial em gémeos "verdadeiros"

Porto, 11 Dez (Lusa) - O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, anunciou hoje o lançamento do i-Twins, uma plataforma informática de identificação e reconhecimento da expressão facial em gémeos monozigóticos.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Através desta nova plataforma, é possível identificar em tempo real os músculos faciais em gémeos, verificando a diferença das expressões", salientou Erico Castro, daquele laboratório, em declarações à Lusa.

A nova plataforma informática foi feita com base na Portuguese Face Database, com um módulo do Psy7Faces a permitir detectar incongruências emocionais.

O i-Twins, disponível apenas para investigadores, pode assumir um papel significativo na identificação das pessoas, possibilitando uma melhor distinção entre os gémeos monozigóticos (nascidos de um só óvulo).

"A plataforma tem inúmeras aplicações, desde logo ao nível da justiça, mas também, por exemplo, na área clínica, entre outras", frisou Erico Castro.

No quadro do Psy7Faces, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção já lançou várias plataformas informáticas, entre as quais o i-Emotions, que permite identificar as sete emoções básicas (alegria, tristeza, cólera, aversão, medo, surpresa e desprezo) e o i-Smiles, que permite descodificar três tipos de sorriso.

FR.


PUB