Lançada obra de consolidação das arribas da praia da Areia Branca

Lourinhã, Lisboa, 02 Abr (Lusa) - A Câmara da Lourinhã lançou hoje as obras de consolidação das arribas e da frente de mar da praia da Areia Branca e da foz do rio Grande, um investimento de cerca de quatro milhões de euros.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A empreitada engloba o passeio marítimo e a arriba da praia da Areia Branca, a foz do rio Grande, a zona do Alto Maria das Neves, a zona da construção do novo parque de estacionamento e do parque de merendas, informou a autarquia.

"Toda a frente de mar vai ficar segura", assegurou à agência Lusa João Duarte, vereador do sector do ambiente referindo-se à consolidação das arribas da praia da Areia Branca.

O vereador adiantou que relativamente ao Casal dos Patos, no cimo de uma outra arriba situada perto da praia da Areia Branca, e onde a erosão já provocou a abertura de uma fenda no jardim de uma habitação, as obras serão da responsabilidade do Instituto da Água (INAG).

Na altura em que se deu o desmoronamento, em 2005, o Instituto da Água acompanhou o problema e removeu as rochas soltas.

A obra hoje lançada através da assinatura do auto de consignação entre a autarquia e o empreiteiro deverá estar concluída no prazo de um ano.

A câmara da Lourinhã obteve uma comparticipação de 1 milhão, 844 mil euros do Programa Operacional da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Na zona do passeio marítimo está contemplada a reformulação dos acessos ao areal, a pavimentação em calçadinha do passadiço, bem como a edificação de um muro em betão armado, no sopé da arriba.

A pavimentação do passeio junto à foz do Rio Grande e a construção de uma ciclovia também fazem parte do projecto.

Além destas intervenções, foi contemplada a construção de um passadiço sobre o rio Grande, que possibilitará um acesso permanente à praia a partir de uma zona próxima do parque de estacionamento actualmente existente.

O acesso à zona do Alto Maria das Neves será interdito ao trânsito automóvel.

Um dos empreendimentos projectados é um parque subterrâneo com 131 lugares de estacionamento.

Este equipamento, a localizar junto ao recinto polidesportivo compreenderá, de acordo com o programa de execução, uma área de cobertura que permitirá a instalação de uma nova praça, um restaurante, um café e seis lojas.


PUB