Lanços A11 a inaugurar por José Sócrates ligam litoral norte ao interior
Os sublanços da auto-estrada A11 Guimarães/Vizela/Felgueiras, a inaugurar terça-feira pelo primeiro-ministro, criam uma ligação rápida entre Porto e Braga e as regiões do Vale do Sousa e do Ave, disse hoje fonte da concessionária.
Segundo a Aenor - Auto-Estradas do Norte, SA, "os lanços garantem também a interligação com a A7, a sul de Guimarães, facilitando, assim, o acesso desta região ao Litoral Norte, a Trás-os-Montes, a Espanha, e à restante Europa".
Os dois troços, que custaram 83 milhões de euros e serão abertos em regime de portagem, totalizam 10 quilómetros, sete entre Guimarães (Calvos) e Vizela, e três entre Vizela e Felgueiras.
A mesma fonte salientou que "vêm completar a abertura ao tráfego do conjunto de auto-estradas que integram a Concessão Norte da AENOR, totalizando 170 quilómetros, dos quais 160 já estão abertos e onde foram investidos 824 milhões de euros.
Os lanços já em serviço são os do IC1 entre Esposende, Barcelos e Braga, com 28 quilómetros, o da A11 entre Braga e Guimarães, com 18 quilómetros, o da A7 entre a Póvoa de Varzim, Famalicão e Guimarães com 38 quilómetros, os da A11 entre Guimarães e Fafe com 19 quilómetros, e o troço entre Fafe, Basto, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar com 42 quilómetros.
Em funcionamento estão também, desde Janeiro, os lanços da A11 entre Felgueiras e Lousada com seis quilómetros e entre Lousada e o IP4/A4, com nove quilómetros.
Os dois lanços foram entregues à empresa Bento Pedroso Construções, SA, no que toca às vias, enquanto as obras de arte foram edificadas por esta empresa e pela OPCA - Obras Públicas e Cimento Armado, SA.
Atravessam os distritos de Braga e do Porto, e os concelhos de Vizela, Guimarães e Felgueiras.
Têm duas praças de portagem, no Nó de Vizela (Revinhade/Felgueiras) e no Nó de Felgueiras (Rande/ Felgueiras), três viadutos, 18 restabelecimentos de estradas e 18 passagens superiores e inferiores.
Estes lanços incluem ainda, dispositivos de protecção para motociclistas, guardas de segurança;
integração paisagística e protecção de taludes.