Lar de idosos do Corvo recebe primeiro e único utente, quatro anos após inauguração
Vila Nova, Ilha do Corvo, Açores, 16 Mai (Lusa) - O lar de idosos do Corvo, a mais pequena ilha do arquipélago, vai acolher o primeiro utente em Junho, depois de ter sido inaugurado em 2005, anunciou na quinta-feira o secretário regional dos Assuntos Sociais.
"Se se justificou o investimento para o lar, a partir do momento em que há um caso identificado, com certeza que temos de abri-lo", afirmou Domingos Cunha aos jornalistas, no primeiro dia da visita do Governo Regional ao Corvo.
O governante adiantou que foram recrutados cinco funcionários, tidos como necessários para o pleno funcionamento deste equipamento social, com capacidade total para acolher dez utentes.
"O pessoal recrutado está a receber formação mínima de três semanas", afirmou Domingos Cunha, lembrando o serviço de apoio domiciliário do lar de idosos de Vila Nova do Corvo está a funcionar desde 2005.
Segundo disse, até ao momento nunca houve no Corvo, uma ilha com menos de 400 habitantes, nenhum caso com necessidade de institucionalização, uma vez que as famílias cuidam dos seus idosos.
O primeiro utente do lar tem 80 anos e manifestou vontade de ir viver para esta infra-estrutura de apoio social, apontando razões de ordem pessoal, revelou Domingos Cunha.
Apesar de "não ser considerada uma situação de urgência", em virtude do idoso viver com familiares, o governante assegurou que basta haver um único interessado na institucionalização para o lar entrar em funcionamento.
"Depois de estudada a situação social do idoso, concluímos que o lar deveria entrar em funcionamento, ainda que fosse apenas para um único utente", justificou Domingos Cunha, acrescentando que "há sempre a possibilidade dos idosos do Corvo internados na ilha das Flores regressarem".
No entanto, os idosos corvinos institucionalizados na vizinha ilha das Flores são essencialmente casos mais específicos, que necessitam de cuidados especializados ao nível, por exemplo, da fisioterapia, um serviço que por enquanto não existe no Corvo, acrescentou.