Última Hora
Ficheiros de Epstein. Ex-príncipe André detido no Reino Unido por suspeitas de má conduta

Lei da Nacionalidade. Nova proposta deixa cair efeitos retroativos

Lei da Nacionalidade. Nova proposta deixa cair efeitos retroativos

Não haverá retroatividade dos efeitos da legislação. Isto porque o Governo vai retirar da proposta o regime transitório que aplicava a lei a partir de 19 de junho. De acordo com o jornal Público, a contagem de anos para o acesso à nacionalidade vai ser igual para cidadãos europeus e para quem vem dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Cristina Santos - RTP /
Manuel de Almeida - Lusa

A proposta do Executivo, escreve esta terça-feira o jornal Público, mantém a perda de nacionalidade para quem comete crimes considerados muito graves. Apesar de este ser outro tema que divide constitucionalistas.

Continua a ser obrigatório o exame de português e de conhecimento dos princípios constitucionais do Estado de direito. E o prazo para obtenção de nacionalidade começa a contar só a partir da data em que é atribuída a residência legal.

Os recuos e insistências inscritos no documento são o resultado de pareceres críticos quanto à primeira versão da Lei da Nacionalidade. 

A nova proposta de lei vai ser discutida na quarta-feira, na especialidade, em sede de Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Tópicos
PUB