Leito do rio Douro mais alto do que normal, mas sem provocar cheias no Porto

O comandante da Capitania do Douro, Santos Amaral, disse hoje à Lusa que o leito do rio está mais alto do que é normal, mas já não provoca cheias no Porto, e na Régua a água também desceu "substancialmente".

Lusa /

"A situação melhorou muito desde ontem à tarde [quarta-feira] e durante a noite foi descarregada muita água, portanto, as cotas das albufeiras estão mais baixas. A situação na Régua está francamente melhor e aqui, no Porto, esta madrugada durante a preia-mar a água atingiu um ponto mais baixo do que a preia-mar anterior", afirmou Santos Amaral.

Para a próxima preia-mar, que ocorrerá cerca das 15:00, "não se prevê agravamento", mas o comandante da Capitania do Douro referiu que é necessário avaliar os efeitos que a chuva que se prevê para hoje e na madrugada de sexta-feira terá no volume de água das albufeiras.

"Teremos de ver qual é o efeito que a chuva de hoje vai provocar, sendo que, como sabemos, isto é um efeito que se sente no dia a seguir, a chuva de hoje, a ter repercussões, será durante o dia de amanhã [sexta-feira]", sublinhou.

Durante o dia de hoje será feira uma avaliação e monitorização da quantidade de chuva e das cotas das albufeiras.

"Esta noite as barragens espanholas começaram a descarregar menos água, a situação está francamente melhor, mas tudo depende da quantidade de água que cair, quer em Portugal quer em Espanha", acrescentou.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte e por vezes persistente.

O aviso nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Viseu e Aveiro vai prolongar-se entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 00:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tópicos
PUB