Lezíria do Tejo exige construção dos IC10 e IC3
A Assembleia da Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo (CULT) exigiu hoje a construção dos IC10 e IC3 e apelou ao Presidente da República que impeça a passagem da freguesia do Pombalinho de Santarém para a Golegã.
Em comunicado, a CULT dá conta de duas moções aprovadas na sua última Assembleia, uma das quais alerta o Presidente da República para a "situação insólita" que foi a decisão tomada na Assembleia da República de integrar a freguesia do Pombalinho no concelho da Golegã, "sem ouvir a população nem a totalidade dos seus legítimos representantes nos órgãos locais".
"Este protesto é tanto mais justificado quanto é certo que a Assembleia Municipal de Santarém deu parecer desfavorável" à proposta apresentada ao Parlamento pelo deputado do CDS-PP eleito pelo distrito, Herculano Gonçalves, acrescenta.
A moção, aprovada com 27 votos a favor e sete abstenções, apela a Jorge Sampaio para que não promulgue o diploma, a exemplo do que já fizera, na passada sexta- feira, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Rui Barreiro (PS).
A outra moção, proposta pelo grupo da CDU e aprovada por unanimidade, manifesta o descontentamento da Assembleia da CULT "pela falta de interesse do Governo" na resolução dos problemas das acessibilidades a Coruche, nomeadamente a nova travessia do Vale do Sorraia, exigindo que as obras dos itinerários complementares 10 e 3 sejam incluídas no Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2005.
A moção sublinha a "urgente necessidade" do início destas obras, uma "velha aspiração dos autarcas dos vários concelhos e das respectivas populações e que têm sido adiadas pelos sucessivos governos".
O documento vai ser enviado esta semana ao Ministério das Obras Públicas, Instituto de Estradas de Portugal, Direcção de Estradas de Santarém, Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da Assembleia da República, câmaras e assembleias municipais da CULT e Junta da CULT.