Licença do restaurante "O Barbas" prorrogada até 31 de Julho

Lisboa, 01 Abr (Lusa) - Apenas um dos dois concessionários de estabelecimentos nas praia urbanas da Costa de Caparica, cujas licenças de utilização terminavam em Março, viu renovada a sua concessão, disse hoje à agência Lusa fonte da Associação de Comerciantes da zona.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A informação foi dada por Marco Ramos, vice-presidente da Associação de Concessionários da Costa de Caparica (ACCC), no final de uma reunião com elementos da sociedade gestora do Costa Polis, durante a qual a associação foi informada da decisão de Câmara de Almada em prorrogar o prazo de uma concessão e não o fazer para outra concessão.

A concessão que viu prorrogado o prazo de licença é o restaurante "O Barbas", cujo prazo de exploração foi alargado até 31 de Julho. A concessão cuja licença não foi prorrogada situa-se na Nova Praia (a praia mais a Sul da frente urbana de praias da Costa).

Marcos Ramos explicou que embora a atribuição de licenças aos concessionários de estabelecimentos na frente urbana de praias da Costa de Caparica (que vai da Nova Praia até a praia de São João de Caparica) seja da autarquia de Almada, a decisão depende sempre do parecer da sociedade Costa Polis, devido ao curso das obras no local, que é vinculativo.

A agência Lusa tentou obter reacções da sociedade gestora do Costa Polis sobre a reunião de hoje, mas fonte do organismo disse que não é "habitual" haver declarações da sociedade gestora do Polis no final de reuniões com os concessionários e associação.

A Lusa tentou obter junto da Câmara de Almada dados sobre a totalidade e os prazos das concessões de estabelecimentos abrangidos pelas obras do Costa Polis na zona urbana de praias da Costa, o que não foi possível até ao momento.

A este respeito, Marco Ramos disse que o número de concessões naquele local ascende a cerca de 25, enquanto fonte da sociedade Costa Polis disse tratarem-se de 27.

Marco Ramos acrescentou que tudo aponta para que "em Maio" a sociedade Costa Polis proceda à entrega de alguns espaços novos aos concessionários da praia, na sequência das demolições dos bares e restaurantes iniciadas no princípio deste ano.

"Neste momento, o processo está a decorrer com normalidade, porque tem havido mais abertura da sociedade Costa Polis para dialogar com os concessionários e tudo aponta para que vá haver mais prorrogações de licenças de utilização a alguns proprietários com licenças que terminam em Abril e Maio, mas tudo vai depender do curso dos trabalhos", disse.

Informação corroborada pela fonte do Costa Polis, que referiu que a sociedade gestora tem evitado ao máximo demolir os antigos espaços de concessões sem que os novos estejam concluídos, para minimizar os impactos negativos junto dos comerciantes locais, ressalvando contudo que há casos em que é "inevitável" demolir o espaço antigo antes que o novo esteja concluído.

CP.


PUB