Linha Azul contornará o porto de Leixões para chegar a Leça
O Metro do Porto já aprovou o traçado para a futura extensão da Linha Azul entre Matosinhos e Leça da Palmeira, que não prevê qualquer nova travessia, disse hoje à Lusa fonte da empresa.
A fonte referiu que a linha vai contornar o porto de Leixões e chegará a Leça da Palmeira aproveitando a ponte do IC1 sobre o rio Leça, cujo tabuleiro será alargado.
A aprovação do traçado foi acordada entre o Metro do Porto e a Câmara de Matosinhos, incluindo obras de requalificação do espaço urbano.
Ficam assim excluídas as duas outras hipóteses equacionadas, que previam que a linha ligasse directamente Matosinhos e Leça através de um túnel sob o porto de Leixões ou por uma nova ponte.
Esta obra não tem ainda prazo atribuído, uma vez que faz parte da segunda fase da construção da rede do Metro do Porto, que está ainda em fase de preparação.
As obras prioritárias para a segunda fase de construção do Metro do Porto são a Linha da Boavista, a linha de Gondomar, o ramal entre Pedras Rubras e o Aeroporto Sá Carneiro e a extensão da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Laborim, prevista para 2006/7.
A primeira fase da Linha Amarela (do Hospital de S. João, no Porto, até Santo Ovídio, em Gaia) deverá estar concluída em Junho de 2005, quando está prevista a sua entrada em operação comercial, embora só de forma parcial, até à Câmara de Gaia.
Antes disso, o Metro do Porto chegará a Pedras Rubras, próximo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, até ao final deste ano, no que constituirá o primeiro troço da Linha Vermelha (Porto-Póvoa de Varzim).
Em Janeiro de 2005, entrará em serviço o segundo troço da Linha Vermelha, até ao Mindelo, Vila do Conde.
No final de Março, o Metro do Porto vai chegar ao centro da Maia (Linha Verde).