Linha da Frente. Entre dois mundos

Há 50 anos Portugal estava a braços com o maior afluxo de população da sua história. Em poucos meses, desembarcaram no país mais de 500 mil pessoas. Ficaram conhecidos como "retornados", 95% vindos de Angola e Moçambique.

RTP /
Os milhares de caixotes de madeira empilhados nos cais ou a ponte aérea ficaram na memória coletiva. Desenhava-se o último capítulo de uma história com 500 anos.

O 25 de Abril de 1974 terminou com a guerra colonial e mudou o rumo às relações com os países africanos. A descolonização num tempo vivido a quente, em plena revolução e início da democracia, deixou marcas até hoje.

A chegada dos retornados fez a população portuguesa aumentar mais de 5%, um crescimento impressionante. Tiveram que adaptar-se viver entre dois continentes, duas culturas, dois modos de vida. Cerca de 30% eram crianças e jovens.

O Linha da Frente foi procurar quem teve que começar de novo num território, Portugal, que não conhecia.

"Entre dois mundos" é uma reportagem de Ana Luísa Rodrigues, com imagem de Fábio Siquenique, Jaime Guilherme, Rodrigo Lobo, edição de Vanessa Brízido e grafismo de Doina Rotaru.
PUB