EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Lisboa e Maputo renovam cooperação técnico-militar com reforço da formação

Lisboa e Maputo renovam cooperação técnico-militar com reforço da formação

Maputo, 24 Mar (Lusa) - Portugal e Moçambique vão renovar hoje o acordo de cooperação técnico-militar entre os dois países para o período 2008/2009, que prossegue os programas já existentes e reforça a formação de militares moçambicanos em Portugal.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O convénio será assinado em Maputo pelos ministros da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, e moçambicano, Tobias Dai, no contexto da visita oficial de três dias que o Presidente português, Cavaco Silva, hoje inicia a Moçambique.

O quinto programa de cooperação técnico-militar - lançada há 20 anos e sucessivamente renovada - volta a apostar em projectos estratégicos como a Academia Militar em Nampula (norte), na assessoria no terreno, na Marinha de guerra, escolas de sargentos e participação em operações de paz.

A formação de quadros militares e organização de algumas unidades militares, caso das Forças Especiais, Fuzileiros e Polícia Militar, têm sido as áreas em destaque, com o objectivo de edificar as capacidades das Forças Armadas moçambicanas através da assessoria e formação na estrutura superior das Forças Armadas e no Ministério da Defesa Nacional do país.

A aposta do novo convénio vai ainda para o desenvolvimento do domínio da defesa na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para um projecto relativo às comunicações militares.

O acordo permite ainda ajustar o relacionamento bilateral no domínio da Defesa ao Programa Indicativo de Cooperação (PIC) entre os dois países, que define o quadro global de cooperação entre os dois países.

Entre 2005 e 2007, foram formados em Moçambique, 1739 militares moçambicanos no âmbito dos projectos inscritos no programa-quadro. Nos mesmos anos, o MDN investiu na CTM com Moçambique um total de 3,2 milhões de euros - estiveram envolvidos em acções de CTM em Moçambique 155 assessores militares portugueses.

O ministro português da Defesa, que acompanha Cavaco Silva na sua deslocação a Moçambique, tem prevista para terça-feira uma visita ao Centro de Formação de Fuzileiros na Catembe, próximo de Maputo, bem como uma deslocação ao Centro de Análise Estratégica (CAE), em Maputo.

Na quarta-feira, Severiano Teixeira viaja para Nampula, onde visita a Academia Militar Marechal Samora Machel, onde decorre um dos projectos mais importantes da cooperação técnico-militar bilateral.

O titular da pasta da Defesa português participa ainda, na quinta-feira, numa conferência sobre "Segurança Internacional" no Instituto Superior Politécnico e Universitário de Moçambique (ISPU).

PGF.


PUB