Lisboa planta 30 árvores para renovar Av. dos EUA

A Câmara Municipal de Lisboa vai plantar em Janeiro 30 árvores na avenida dos Estados Unidos da América, iniciativa que se insere na requalificação do património verde da zona, revelou hoje a autarquia.

Agência LUSA /

As três dezenas de árvores vão substituir os cerca de 20 choupos em risco e sem possibilidade de recuperação que começaram esta semana a ser retirados, informou ainda o pelouro do Ambiente e dos Espaços Verdes da câmara da capital.

De acordo com um comunicado do vereador do Ambiente, António Prôa, a troca dos velhos choupos insere-se na "substituição gradual do arvoredo degradado da cidade, com vista à manutenção e melhoria das condições de conservação das árvores".

O responsável do pelouro do Ambiente e dos Espaços Verdes sublinha ainda que os choupos, com cerca de 40 a 50 anos, "se encontram na fase final do seu ciclo de vida".

A espécie predominante na Avenida dos EUA é o choupo, existindo também alguns exemplares de freixos, pelo que as espécies a plantar serão também desta última tipologia, assim como aceres e lodãos.

A intervenção camarária surge após o levantamento fitossanitário do património verde da avenida dos EUA realizado no início de 2004, que determinou ser necessário abater árvores que estavam em iminência de cair e substituir os restantes casos problemáticos.

A iniciativa - que faz parte das medidas a concretizar nos primeiros 180 dias do novo executivo da Câmara Municipal de Lisboa - inclui ainda a poda de manutenção de todas as restantes árvores e a plantação de algumas espécies arbustivas e herbáceas.


PUB