País
Lisbonweek22 mostra uma Marvila "desconhecida"
Lisbonweek deste ano arranca amanhã, sábado 7 de maio e celebra o seu 10º Aniversário no bairro de Marvila em Lisboa. Durante todos os fins de semana deste mês vão ser descobertos pelos participantes da iniciativa, os encantos da freguesia de Marvila e os seus locais mais emblemáticos através das artes.
Arlinda Brandão/Antena 1
Durante este mês de maio ainda iremos acompanhar outras iniciativas, mas para amanhã, vamos destacar uma visita guiada que vai passar pela Marvila operária, com fábricas cheias de operários que formaram há quase dois séculos vilas e pátios de casas onde viviam centenas de trabalhadores.
Muitos destes pátios operários foram desaparecendo, mas restam alguns que são agora requalificados para mostrar um pouco da história desta zona oriental da cidade. Não é o caso do Pátio Marialva, que faz parte de uma visita guiada da Lisbonweek que vai acontecer todos os sábados deste mês de maio.
Entrar no Pátio Marialva, é viajar no tempo e encontrar esta Lisboa operária, que não desapareceu e está a mostrar-se como verificou a repórter Arlinda Brandão.
Com a LisbonWeek, em Marvila abrem-se portas de fábricas fechadas há décadas, visitam-se becos e pátios operários onde uma Lisboa em risco de desaparecer persiste e visitam-se palácios para descobrir os seus segredos como é o caso do desconhecido para muitos, Palácio da Mitra de Lisboa.